domingo, outubro 29, 2006

Vínculo

Foto Filipa Oliveira


Qual a importância do Vínculo?


Sabemos que existe uma vinculação entre a mãe e o bebé. Segundo John Bowlby há várias formas de comportamentos na fase da vinculação, tais como:

- seguir a mãe e usá-la como base nas suas explorações,

- verificar regularmente onde está

- recorrer a ela quando está com medo

- tranquilizar-se com a presença da mãe e tocá-la no seu corpo

- existe um contacto visual entre a mãe e o bebé

O comportamento de vinculação da criança é mediado por sistemas de comportamento, que tem como objectivo fixo a proximidade da mãe. Esta proximidade é assegurada pela acção conjunta de comportamentos agrupados em três classes:

- Orientacionais (vista e som)

- Sinaléticos (choro, sorriso, balbuceio)

- Executivos (gestos, seguir, agarrar)

Mas, para que a criança se ligue ao outro, é necessário que distinga o mundo dos objectos do das pessoas, e que, destas pessoas, discrimine os familiares dos estranhos.

A mãe aparecerá, assim, como o objecto por excelência, uma vez que é o mais familiar, mas mais que objecto, ela estabelece um tipo de interacção particular com o bebé.

O Vínculo é um factor determinante na vida de uma criança. O contacto físico e emocional é transmitido de uma forma misteriosa entre a Mãe e o Bebé e em que os grandes estudiosos, desta matéria, encontram dificuldades em desmistificar este "fenómeno" interpessoal. No entanto, esta relação pode ser positiva ou negativa e que traz consigo marcas definitivas, na vida de um bebé, que um dia será adulto.

Agora...quando não existe a mãe? O que acontece a esse vínculo? Deixa de existir?

NÃO!!!

O bebé procurará sempre estabelecer um vínculo com alguém mais próximo de si, o importante é ser na verdade um vínculo positivo, que transmita paz, atenção, amor e carinho.

segunda-feira, outubro 23, 2006

Como Explicar?

Hoje no nosso jardim, no meio de muitas conversas que falamos quando estamos em grupo, surgiu a palavra morte, entre crianças de 4 anos...

Iv- Marta, a minha mãe, ontem, foi com a Lu aos bombeiros e ela morreu!

Ma- Morreu? Morreu como?...eu já vi a Lu, na outra sala!

Iv- Pois, mas ela morreu, fechou os olhos e morreu, mas depois acordou...

Pe- Mas quando as pessoas morrem não acordam mais!

Ma- Então e o que é a morte?

Pe- É desmaiar e fechar os olhos!...mas, depois se forem ao hospital acordam outra vez...


Parece estranho este tema, mas a verdade é que surge muitas vezes, e sem esperarmos, nas conversas diárias de qualquer jardim de infância...

Eu pergunto...como se explica a crianças de 4 anos o que é a morte?

O que elas entendem, ou pensam, na realidade, sobre isso?


Procurei algumas respostas e encontrei...

"Entre os três e os cinco anos de idade, a morte parece um sono ou uma longa viagem. A criança acredita que a pessoa morta pode acordar ou regressar mais tarde. Dos cinco aos nove anos de idade, a realidade da morte é compreendida, mas as crianças têm dificuldade em imaginar que alguém que amam, ou elas mesmas, podem morrer. Em geral, aos nove anos de idade, a irreversibilidade da morte é compreendida e, enquanto que os adolescentes podem regredir para estádios anteriores, elas gostam que os adultos se preocupem com o significado da morte." Brenda Mallon, em Ajudar as Crianças a Ultrapassar as Perdas, estratégias de renovação e crescimento



domingo, outubro 22, 2006

CATS

Bem...é só para dizer que fui ver o "famoso" CATS! Há muitos anos que ouvia falar deste musical e sempre tive desejo de o ver...vi na semana passada, mas só hoje consegui publicar uma apresentação do vídeo...espero que gostem!


P.S.-Até seria um bom espectáculo para os nossos meninos verem, não fosse ele em inglês e de duração de mais de 2 horas... :D


quarta-feira, outubro 18, 2006

O Sonho


Foto Marcelo Guedes


O que será que estão a sonhar?

sexta-feira, outubro 13, 2006

Recortar


Recortar, recortar, recortar...porquê?

- Porque achamos "giro" ver o papel a ter outras formas

-Porque podemos escolher o que quisermos para recortar



-Porque aproveitamos e vemos revistas


-Porque gostamos de ver as imagens e comentar sobre elas



-Porque ficamos felizes por realizar uma tarefa

-Porque nos divertimos

-Porque, porque...simplesmente, nos apeteceu recortar!

sábado, outubro 07, 2006

Frágil

A fragilidade deixa-nos assim...suspensos

Ser pequeno é ser frágil

Às vezes sou pequena

quinta-feira, outubro 05, 2006

Ser Livre


Ser criança é ser livre
É falar sem pensar
É dizer e sentir
É esperar e descobrir
É brincar sem ter medo
É correr e às vezes cair
É experimentar e perguntar
É rir, mas também chorar
É esperar sempre o melhor
É conhecer o desconhecido
É procurar o amor e ser aceite
É nunca desistir de ser feliz
É sempre acreditar no sonho encantado
É ver as cores do arco-íris
É nunca deixar de ser criança
É simplesmente ser livre

Marta P. Silva



"A vida nem sempre é justa. As crianças não nascem iguais em direitos. Mas não podemos desistir de contrariar uma certa ordem das coisas, bater à porta do coração e perguntar sem medo: pode-se entrar?"


in Preciso de Ti, de Pedro Strecht

quarta-feira, outubro 04, 2006

O prometido é devido

Tal como prometemos...cá estamos nós de novo, para fazer o nosso SOL:)



Mas o P lembrou-se..."Ainda faltam aquelas coisas...os raios do SOL"

E claro...faltavam as nuvens :) Sim, porque nós vimos as nuvens lá fora, no nosso jardim...


E cá está o nosso trabalho, não sei se gostaram, mas quanto a nós...divertimo-nos muito :D

E já agora deixamos aqui o nosso poema do OUTONO

Outono, Outono

Árvores a abanar

As folhas a cair

E o vento a soprar

segunda-feira, outubro 02, 2006

Outono...contruímos juntos

Chegou o Outono...decidimos construír um placar, juntos, que nos fizesse lembrar...as cores, os alimentos, o cheiro, as canções, os poemas, as conversas, o tempo que faz no Outono...




Fizémos o céu

A terra

Colámos folhas

Conversámos e fizémos as nossas críticas...

I- Chega...é muito azul!!

P- Não, não, é mesmo assim, eu vi! O céu tem muito azul...eu vi lá fora!

A- Marta, podes fazer também o amarelo? Para o sol?

P- Boa ideia!

M- Hum...Está bem. Mas tem que ser amanhã...é que já está na hora do almoço...

A- Está bem, fazemos amanhã.

Então fica prometido, amanhã fazemos o sol:)